sábado, 2 de junho de 2007

Imortalidade da Alma

"Desse modo, ficamos também de acordo que tanto os vivos provêm dos mortos como os mortos dos vivos. Sendo assim, quer parecer-me que apresentamos um argumento bastante forte para afirmar que as almas dos mortos terão necessariamente de estar em alguma parte, de onde voltam a viver".
Texto: Fédon
Autor: Platão
Caso queira uma cópia do texto envie e-mail para ceeb.go@gmail.com e solicite a sua gratuitamente!


Neste texto, Platão trabalha as ideias que Sócrates teria a respeito da Imortalidade da Alma, explicando assim sua postura tranqüila frente à sua pena de morte.
Entretanto sugere-se que Platão utiliza-se da Teoria da Metempsicose¹ o que difere da Reencarnação. Entretanto a Alma, para Platão é o principio da vida e permanece através dos ciclos de vida e morte e justamente por isso ela pode recordar-se do que aprendeu em outra existência.

O Capítulo V de O Livro dos Espíritos trata das Considerações Sobre a Pluralidade das Existências (pergunta 222), realizando uma boa discussão sobre a origem da teoria da Reencarnação, suas diferenças com a Metempsicose, a lógica e a justiça divina como explicação.

Queremos continuar essa discussão com suas participação, peça o texto, leia o Livro e discuta conosco.

"Portanto não nos enganemos: o estudo do espiritismo é imenso, toca em todas as questões da metafísica e da ordem social, e é todo um mundo que se abrediante de nós"


Introdução ao estudo da Doutrina espírita, XIII, em O LIvro dos Espíritos
Allan Kardec

¹ Teoria da Metempsicose

Nenhum comentário: